• contato@colegionovageracao.net

Proposta Pedagógica

O Colégio Nova Geração com o apoio de sua Mantenedora, com a participação da comunidade e dos profissionais da área de Pedagogia e Administração, foi criado para atender às expectativas, a fim de que a Educação seja o alicerce para a formação de uma cidadania participativa, compartilhada de forma consciente e responsável.

Nesta perspectiva, o Projeto Político Pedagógico do Colégio Nova Geração, visa a Educação como processo para o desenvolvimento humano integral e um instrumento gerador das transformações sociais. Desta forma, é possível a formação de um cidadão com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, possuir espírito solidário, desenvolver a capacidade afetiva, obter visão inovadora e uma espiritualidade desenvolvida. Os princípios definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais assumem relevância nos fundamentos norteadores da prática educativa do Colégio Nova Geração.

A instituição adéqua a sua prática educativa às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade da comunidade, considerando os interesses e motivações dos alunos. Dessa forma, garante as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade no meio em que vivem.

Os fundamentos científicos capazes de desenvolver a curiosidade e o espírito investigador estão presentes nos componentes curriculares e atividades que constituem o conjunto de vivências do aluno.

Sendo assim o Colégio Nova Geração, está de acordo com a legislação vigente e o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, se propondo a:

1. despertar no aluno o interesse para os problemas imediatos do cotidiano, pela observação;
  2. provocar a curiosidade do aluno para que ele confronte situações- problemas numa dimensão espaço/tempo em que se realiza a educação da criança, do adolescente e do jovem;
  3. possibilitar a busca de conceitos por meio dos fundamentos da ciência e da tecnologia ao ressaltar valores universais de convivência e de desenvolvimento pessoal;
  4. organizar o conhecimento e desenvolver ensino e aprendizagem sistemáticos, pela mediação de códigos e linguagens consubstanciados na organização curricular;
  5. facilitar a aquisição de habilidades e competências com as quais o aluno se situe num mundo em constantes transformações, no exercício consciente da cidadania e como ser em construção.

Competências cognitivas, afetivas, culturais e sociais estão presentes na implementação desta Proposta Pedagógica, de forma que promovam o desenvolvimento do educando e qualifiquem o jovem para a vida em sociedade.

Tal proposta está fundamentada em objetivos que conduzem as ações desenvolvidas em sala de aula. O aluno torna-se, assim, agente na criação e integrante com o meio em que vive, desenvolvendo sua autonomia, autodeterminação, responsabilidade, cooperação e solidariedade.