Projeto Encontro de Famílias

OBJETIVO GERAL

O Projeto Encontro de Famílias tem por finalidade valorizar as relações entre família, escola e comunidade, promovendo momentos de reflexão, descontração, informação, discussão de assuntos de interesse social, educacional e familiar, além de orientar e animar os pais e/ou responsáveis para que tenham um papel mais ativo, assumam suas responsabilidades e tenham o conhecimento para atuar com eficiência na grande missão de formar e educar suas famílias.

Para o aluno:

• Ampliar conhecimentos;
  • Diversificar aprendizagem;
  • Valorizar a relação familiar;
  • Formar novas atitudes e valores com respeito a si, ao outro e à família;

Para os pais:

• Ampliar conhecimento a respeito de relacionamento familiar;
  • Valorizar-se como líder na família;
  • Participar da vida escolar do filho;

Para a escola:

• Enfocar o compromisso das famílias, da criança e dos educadores quanto à atividade coletiva;
  • Proporcionar momentos de aproximação entre os alunos e seus familiares;
  • Exercitar situações de trabalho coletivo;
  • Ampliar novos círculos de amizade;
  • Lidar com novas situações de ensino aprendizagem
  • Promover intercâmbio de ideias;
  • Contribuir para a formação de novas atitudes e valores.

JUSTIFICATIVA

A escola, ainda que não possa mudar objetivamente a realidade dos lares, pode influenciar sobre eles e não deve eximir-se desse papel de auxiliar aos pais a gerenciar mudanças positivas na relação Pais e filhos.

Sabe-se que a escola não pode e nem deve substituir o papel da família. Nesse cenário, a escola deve se esforçar para encontrar meios viáveis e proporcionar a educação emocional para além de seus alunos. É imprescindível pensar e desenvolver projetos, palestrar e outras atividades que envolva a família, que valorize e “redimensione” este grupo fundamental de convivência chamado família.