FI – Eu, cientista

Alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental I realizam experiência no Laboratório Multimídia de Ciências

A experiência foi uma das propostas da apostila do Sistema Positivo na categoria “Eu, cientista”, onde são sugeridas atividades experimentais simples que favorecem a investigação sobre o conteúdo teórico apresentado e criam situações propícias para o aprendizado, desenvolvendo habilidades próprias do “fazer ciência”. Os alunos contaram com o acompanhamento da Professora Fabiana que leciona Matemática, Ciências e Geografia e com a Técnica Química Amanda responsável pelo Laboratório.

4º ano:
Experiência: Vulcão em erupção

Objetivo: construção de um vulcão para simular a ocorrência de erupção com lava se deslocando pelas laterais dele.

Habilidade – Ambiente e Vida
– Identificar e estabelecer relações entre fenômenos naturais, modelos científicos;

Habilidade – Tecnologia e Sociedade
– Identificar informações e estabelecer relação em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências física, química ou biológicas.

5º ano:
Experiência: Membrana Plasmática

Objetivo: Representar como as substâncias entram e saem da célula, passando pelo controle da membrana plasmática.

Habilidade: Ser Humano e Saúde
– Identificar e estabelecer relações entre partes, funções e características do organismo humano.
– Avaliar o funcionamento equilibrado e integrado dos órgãos e sistemas do corpo humano.