COMUNICADO IMPORTANTE

Recebemos esta informação importante da equipe de Tecnologia da Eduxe Sistemas de Gestão e repassamos aos pais e/ou responsáveis.

Um vírus que circula na internet há cerca de dois anos, mas que segue gerando problemas entre os usuários de internet banking.

Caso o computador dos pais e/ou responsáveis financeiros estejam infectados, o vírus pode danificar os códigos de barras dos boletos bancários e alterar os números do banco e de conta que vão receber os pagamentos.

Boletos de qualquer instituição bancária podem ser adulterados. As vítimas são tanto usuários que usam o internet banking para o pagamento de contas quanto aqueles que imprimem as faturas para quitá-las em caixas eletrônicos ou nas agências já que o boleto impresso é falsificado.

A fraude pode passar despercebida, porque o vírus não modifica a data de vencimento nem o valor do boleto. É importante ressaltar que ele atua no computador da pessoa que efetua a transação, e NÃO NO SISTEMA DO BANCO ou em nossos sistemas de gestão escolar.

DICAS IMPORTANTES:

Passo 1. Mantenha sempre o seu antivírus e o seu sistema operacional atualizados. Outros softwares como browsers, e plug-ins como Java e Flash também devem ser atualizados regularmente. Com isso, você cria uma barreira de proteção no seu PC. Tanto para este vírus como para outros tipos de malware.

Passo 2. Ao receber um boleto bancário para pagamento online, é importante checar se o código do banco confere com o logotipo da instituição financeira. Em testes realizados em uma máquina infectada com o vírus, foram gerados boletos de diversos bancos, mas os códigos de pagamento eram sempre do mesmo banco. Portanto, o dinheiro usado no pagamento do boleto, na verdade, era transferido para outro local e não para o que, teoricamente, estava cobrando a fatura.

Passo 3. Boletos criados por computadores infectados com este malware apresentam também os códigos de barras com espaçamentos incomuns, que não podem ser lidos automaticamente. Assim, o usuário acaba tendo que digitar um código alterado e realiza o pagamento errado. Não deixe de verificar se os espaços entre números estão corretos.

Fonte: Techtudo / Eduxe Sistema de Gestão Escolar