JoomlaTemplates.me by BlueHost Reviews

A parte dos pais e da família na escola

Categoria: Notícias Publicado em Domingo, 28 Maio 2017 Escrito por Administrador

Há poucos anos, nos EE.UU, em escolas que atendiam crianças de todas as origens e nacionalidades, inclusive americanas, as asiáticas – principalmente japonesas e chinesas – tinham maior desempenho e melhor desenvolvimento. Foram buscar as razões e descobriram que os pais das asiáticas dedicavam todo dia um tempo para acompanhá-las e orientá-las nos estudos e exercícios. A escola é, principalmente, agência para ensinar, instruir.

Complementa a educação, na parte de socialização, focada na convivência e tolerância com os diversos, a vida na coletividade, com respeito, autodisciplina, disciplina, responsabilidade. Mas, a parte da educação individual – bons hábitos, seriedade, autocontrole, respeito, crença, procedimentos morais e éticos, definição e posicionamento diante de mudanças e conceitos sociais e outras qualidades pessoais – são tarefas e responsabilidade dos pais e da família.

Em síntese: fundamentalmente, a escola ensina e instrui; a família educa; as duas se complementam e se ajudam. Na escola, se ensina, se aprende, se compreende. Mas, se apreende estuda e se fixa o apreendido, com estudo, exercícios e treinamentos constantes. Também, se forma o hábito de estudar sempre para aprender de fato e avançar. Esta tarefa é, inegavelmente, dos pais e da família. As crianças e os jovens precisam entender que todos têm uma obrigação e responsabilidade e os deles são estudar bem, sempre.

Até nas atividades físicas, os atletas de ponta e medalhistas são aqueles que mais se empenham, mais treinam, mais exercem e aperfeiçoam suas atividades. Fora isso, só os gênios. Porém, gênio é raridade. A conclusão natural é a de que o bom aprendizado, a fixação e desenvolvimento de cada um dependem da dedicação, da execução de tarefas e exercícios, de estudos, realizados constante e metodicamente fora das aulas e da escola. É o famoso dever de casa ou, em outra linguagem, o extraclasse. O acompanhamento e orientação dependem dos pais e da família, são tarefas que lhes cabe, no mínimo porque a criança e o jovem não permanecem vinte e quatro horas por dia na escola.

Quem se dispõe a ter um filho, deve saber que assumiu a responsabilidade de dar-lhe atenção e acompanhamento diariamente. Entre os animais, os filhotes são liberados pelos pais quando estão totalmente aptos a viver a própria vida. Não basta que os pais matriculem seus filhos numa escola, mesmo na melhor de todas. É preciso que também cumpram seu dever de casa, acompanhando e orientando os estudos e tarefas dos estudantes regularmente (estudante é quem estuda e não quem carrega livros e cadernos e vai à escola). Educação e ensino verdadeiros só se fazem com a integração, convivência e complementação de pais, alunos e escola. Imprescindível que os pais cumpram sua parte.

Fonte: www.confenen.org

Sex Dez 15 @ 8:00AM - 05:00PM