JoomlaTemplates.me by BlueHost Reviews

Parceria Qualyfood e Colégio Nova Geração

Categoria: Notícias Publicado em Segunda, 06 Fevereiro 2017 Escrito por Administrador

No mês de Outubro de 2016 foram iniciadas as atividades de assessoria nutricional em nosso Colégio. O programa realizado pela equipe de nutricionistas da Qualy Food Assessoria e Consultoria em Nutrição contempla desde a elaboração de cardápios até atividades de educação alimentar e acompanhamento da Educação Infantil. O objetivo deste trabalho é informar e incentivar hábitos alimentares saudáveis que contribuam para o crescimento e desenvolvimento sadio dos alunos.

O programa compreende desde a produção de alimentos com higiene e segurança alimentar, orientando as boas práticas sanitárias, bem como a elaboração de cardápios e orientações para o lanche escolar, até ações pontuais de educação alimentar visando incentivar uma alimentação mais saudável e futuramente o monitoramento do estado nutricional feito através de avaliações de peso e estatura.

Para que possamos conhecer melhor os hábitos alimentares dos alunos e desta forma adequar seus hábitos às recomendações nutricionais indicadas para faixa etária, vamos encaminhar uma pesquisa, para que seja respondida até 10/02.

Quanto à elaboração do cardápio são levados em consideração diversos fatores, como:

- Introdução de novos alimentos e formação de hábitos alimentares adequados
- Preferências alimentares
- Operacionalização do cardápio
- Necessidades nutricionais da faixa etária
- Recomendações atuais – Pirâmide Alimentar Brasileira para crianças, Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria.

Alguns nutrientes são fundamentais nessa fase, pois estão relacionados com crescimento e desenvolvimento da criança, são eles: ferro, zinco, cálcio, proteínas e energia e para a elaboração de cardápios e lanches estes nutrientes devem ser levados em consideração.

Como estratégia para elaboração de cardápios nos utilizamos de conhecimento técnico e bases científicas como guias alimentares oficiais e recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (2012). Por exemplo, em relação ao ferro, existem alguns fatores que interferem no aproveitamento deste nutriente pelo organismo, como o consumo de alimentos fontes de cálcio e ferro na mesma refeição. Esta associação de nutrientes reduz o aproveitamento de cálcio, porém, quando há o consumo de vitamina C associado ao consumo do ferro, há aumento da disponibilidade de ferro para o organismo. Por esse motivo, as refeições onde são consumidos alimentos fontes de ferro – almoço e jantar – devem conter alimentos fontes de vitamina C, evitando o consumo frequente de produtos com leite e derivados nessas refeições. O ferro é um nutriente encontrado principalmente em carnes e leguminosas (feijões) e o consumo deficiente desse nutriente acarreta no quadro conhecido como anemia ferropriva.

Nutrientes como cálcio, vitamina A, zinco, fibras e proteínas são distribuídas entre o almoço e o lanche, bem como a quantidade de energia, que segue a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (2012).

Outros fatores ainda são levados em consideração como o período de permanência da criança na escola, refeições feitas em casa x escola, o que será fundamental para determinar quais alimentos irão compor o cardápio.

É fundamental que a família continue a boa alimentação fora do ambiente escolar, estimulando, em casa, o contato com novos alimentos por meio de preparações variadas contribuindo desta forma para a formação dos bons hábitos alimentares na infância.

Dúvidas e outros esclarecimentos podem ser enviados aos nutricionistas da Qualy Food pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por agendamento de horários na secretaria da escola.

Para maiores informações acesse o site da Qualyfood: www.qualyfood.com.br

Atenciosamente,

Vivian Zollar